De acordo com o Cambridge Dictionary, Side Hustle é “a piece of work or a job that you get paid for doing in addition to doing your main job“, isto é um trabalho ou um emprego que você recebe em complemento do seu trabalho principal (tradução livre).
Um trabalho ou atividade paralela a seu emprego (sua principal fonte de renda) que gere, ou tenha potencial, para gerar uma renda extra.
É uma forma de ter uma renda suplementar, geralmente criada a partir de uma habilidade ou conhecimento que você ja tenha, ou algo que a você já goste de fazer – um hobby, por exemplo.
No caso de um trabalho freelance, entendemos que poderá ser considerada como um side hustle, se o seu trabalho como freelance não seja sua atividade principal fonte de renda.
Também entendemos que um side hustle não é emprego part-time, isto é, uma atividade que você trabalhe por meio período. Isto porque, um trabalho part-time você ainda deverá cumprir regras do seu empregador – tais como horários, metas que ele venha definir, seu salário será pago por este empregador etc. E o objetivo de ter um side hustle é o oposto a isso, é ter a liberdade de você trabalhar quando e quanto quiser, o que consequentemente, resultará no quanto você vai ganhar.
Um side hustle está muito relacionado com a liberdade de ganhar uma renda extra, fazendo algo com suas habilidades e conhecimentos, paralelo ao seu emprego, e conforme sua disponibilidade.
Chris Guillebeau, autor de vários livros sobre o tema, e com muita experiência em criar side hustles, define “Um side hustle não é um trabalho part-time ou a gig economy (a economia sob demanda, freelancer, surgida com na era digital). É um ativo que trabalha para você”.